7 de nov. de 2008

NA PRÁTICA

Projeto de plantio de hortas combate a desnutrição nas comunidades de Camaçari e Dias D'Ávila

O Projeto Horta Brasil, da Monsanto, tem por objetivo combater a fome e a desnutrição nas escolas públicas, além de incentivar a agricultura familiar
Uma grande preocupação de pais e educadores da rede pública de ensino é a desnutrição das crianças que estão em desenvolvimento. Foi com o objetivo de mudar esse quadro que surgiu o projeto Horta Brasil, criado em 2004 e gerenciado pela organização não-governamental Inmed Brasil, em parceria com as iniciativas públicas e privadas. A ação integra o programa Crianças Saudáveis, Futuro Saudável, da Monsanto. O projeto tem como foco principal estudantes da 1ª à 5ª série e na Bahia ajuda a combater a fome e a desnutrição nas escolas públicas de Camaçari e Dias D'Ávila.
Além de realizar plantio de hortas nas instituições de ensino, também incentiva o cultivo nas comunidades de diversas cidades. "É necessária a participação de todos para que a gente tenha uma mudança positiva", diz a coordenadora do projeto, Sandra Lúcia Guimarães de Oliveira. "Os horteiros recebem cestas, ferramentas, adubo e todo o apoio para aprender o cultivo".
Financiado pela Fundação Monsanto, instituição que realiza várias ações de meio-ambiente e sustentabilidade nos países onde a empresa atua, o projeto privilegia alunos e professores com uma diversificada horta. A ação não só enriquece a merenda escolar, como também estimula as crianças ao plantio em casa e oferece treinamentos às famílias cadastradas. Essa iniciativa possibilita à comunidade um melhor desenvolvimento da atividade, contribuindo para uma melhoria nutritiva e financeira. "O Horta Brasil é um projeto de extrema importância porque, além de solucionar o problema da desnutrição, ensina os estudantes como eles podem cultivar sua própria horta em casa. Dessa forma, o projeto contribui para uma alimentação mais saudável e sem grande custo", explica Daniela Franco, analista de comunicação da Monsanto Nordeste e responsável pelos projetos sociais da empresa.
Fonte : Texto & Cia – Comunicação e Marketing

Nenhum comentário: