Acontece

22.02.2011

*Acreditar* é a vencedora do Projeto Generosidade 2010 da Editora Globo*


Em sua quarta edição, o Projeto premia a organização por já ter ajudado mais de sete mil pessoas a melhorarem a qualidade de vida e auto estima.

A quarta edição do projeto Generosidade 2010, uma iniciativa da Editora Globo, chega ao fim com o anúncio da grande vencedora: a ONG *Acreditar*.

Criada em 2001, a organização promove o microcrédito rural que incentiva os jovens de 18 a 29 anos, da cidade de Glória do Goitá, em Pernambuco, a iniciarem seu próprio negócio, estimulando a geração de renda e agricultura familiar. “Para nós, *Acreditar* é importante pois leva oportunidades que aqui são escassas às pessoas da região. Damos ao jovem a chance de se afirmar, de ter independência financeira e de conquistar seu espaço, para que permaneça na região evitando, assim, a migração”, diz Lilian Prado, coordenadora do projeto *Acreditar*.

O crédito concedido aos jovens gira em torno de R$ 300 a R$ 3 mil. As mulheres beneficiadas tendem a abrir negócios na área têxtil e trabalham com a comercialização de roupas e cosméticos. Algumas também investem no segmento de beleza, com salões próprios. Já os homens se interessam pela agricultura, ramo de alimentação, como lanchonetes, e lan houses.
Durante todo o processo de financiamento e inicialização do negócio, o jovem empreendedor recebe apoio de uma equipe especializada, responsável por monitorar o inicio da carreira dos novos empresários. Como grande vencedora do Projeto Generosidade, Acreditar receberá R$ 200mil como forma de continuar incentivando os empréstimos e gerando investimentos em ações que promovam o bem coletivo e a solidariedade no País.

Conheça mais sobre a ONG *Acreditar*: http://acreditar.ning.com/


Fonte: Release


_____________________________________________________________


16.02.2011

Catadores vão passar a industrializar produtos recicláveis


Após ingresso em cooperativas, profissionais almejam avançar na cadeia produtiva e se tornar empresários industriais

Plástico, papelão, alumínio, cobre e metal. Esses são os principais produtos que Ubiratan Santa Bárbara, 47, catou durante quase 30 anos no antigo lixão de Canabrava, bairro de Salvador. Há oito, ele integra a Cooperativa de Agentes Ecológicos de Canabrava (CAEC), onde, de maneira organizada e digna, auxilia na prensagem desses mesmos materiais com o objetivo de vender a indústrias. Porém, de acordo com Ubiratan, o objetivo é ampliar a visão de negócio, tornando os catadores em empresários industriais. “Nosso pensamento inicial é implantar uma fábrica de sabão, usando o reaproveitamento do óleo”, exclama.

Ele foi um dos cerca de 50 catadores que trabalham na CAEC e na Cooperativa de Catadores de Canabrava (Cooperbrava), que tiveram a oportunidade de assistir ao filme Lixo Extraordinário, indicado ao Oscar 2011 na categoria Documentário de Longa-Metragem. A sessão aconteceu na última quinta-feira (10), às 17h, no Espaço Unibanco Glauber Rocha, na Praça Castro Alves, centro da capital baiana. O objetivo da ação, organizada pelo Centro de Estudos Socioambientais do Pangea, foi levar a esses trabalhadores uma possibilidade de reflexão sobre o passado, a realidade de um trabalho decente no presente e as perspectivas de futuro.

“Esse filme foi maravilhoso. Até que enfim alguém teve a coragem de relatar a tragédia que é a vida de um catador e que acontece em vários lugares diferentes”, analisou Ubiratan. De acordo com o assessor técnico do Pangea, Luiz Sena, esse encontro mostrou que há possibilidades a serem buscadas, de maneira coletiva. “Eles saíram um pouco do ambiente de trabalho para verem uma realidade ao mesmo tempo tão próxima quanto inimaginável. Transformar este espanto em ação solidária foi um desafio estimulante”, afirma.

Fonte: Release

______________________________________________________________

14.02.2011

Método de ensino de inglês cria linha de trabalho para portadores de deficiência

Todo casal que se prepara para ter um filho faz uma série de planos: em qual escola ele vai estudar, que atividades extras irá fazer... Nem sempre imaginam que o bebê pode nascer ou sofrer alguma limitação física. Quando isso acontece, é preciso se adaptar e buscar a educação mais adequada para que a criança cresça com as mesmas oportunidades de qualquer outra. O DICE English Course, curso de inglês especializado em bebês, crianças e adolescentes, que dispõe de método próprio, desenvolvido por sua diretora, a Mestre em Neurolinguistica pela UFRJ, Eloísa de Oliveira Lima, vem ganhando experiência no ensino da língua para crianças portadoras de deficiência com ótimos resultados.

- A metodologia DICE é compatível com o desenvolvimento do raciocínio. As cognições passam por etapas até que nós nos transformamos em pessoas adultas, isso é: com um pensamento abstrato. A Criança, até seus 12, 13 anos não é capaz de conhecer algo sem manipular um objeto. Ela aprende pela ação. Por essa razão, um deficiente visual leva, inclusive, vantagem por manipular um objeto, sem dispersar pela visão – explica Eloísa.

Segundo a pedagoga o tempo de concentração que uma pessoa dedica quando está conhecendo algo novo, varia conforme o grau de dispersão. O raciocínio de uma criança de 2, 3 anos de idade, por exemplo, é sensorial e motor.

- A criança percebe um objeto quando o pega e o sente – peso, cheiro, textura etc. Perder a atenção nessa faixa de idade é rápido e freqüente. Ver outro objeto, escutar qualquer outro som, é suficiente para a dispersão acontecer. A criança que não enxerga tem um fator a menos para se distrair – esclarece.

Ferramentas usadas são especiais

Recentemente, Eloísa finalizou pesquisa onde comprova que os bebês, já a partir dos seis meses de idade, são capazes de aprender mais de um idioma ao mesmo tempo, de maneira totalmente uniforme. O mesmo acontece com bebês e crianças que não enxergam. Todavia, o trabalho deve ser diferenciado, já que com elas, algumas ferramentas, como as de estímulos visuais, não podem ser usadas.

- Nós fazemos com que sintam a nossa expressão facial com as mãozinhas, a nossa movimentação labial e sons de todas as origens.Trabalhamos, nesses casos, com atendimento individualizado. As atividades são feitas em grupo de crianças da mesma idade ou com ações individuais. O tempo de cada atividade também varia de acordo com a idade e tempo de concentração de cada um.

Baixa procura por pais de deficientes

De acordo com a pedagoga, ainda é baixo o número de pais que procuram um curso de inglês para seus filhos deficientes.

- Poucos entendem que isso é possível. É preciso que a sociedade assimile que deficientes visuais podem aprender um novo idioma como qualquer outra pessoa.

Eloísa manifesta também interesse em dividir a experiência de ensinar deficientes com outros educadores, sobretudo os que trabalham em escolas públicas.

- Esses professores, além de não terem treinamento especializado, não têm material disponível para trabalhar. Poder popularizar esse trabalho, seria extremamente recompensador.

Satisfação pessoal

Ensinar crianças com deficiências não é apenas uma maneira de fazer o bem ao próximo, mas também a chance de se sentir bem consigo mesmo. No caso da pesquisadora, pedagoga e neurolinguista Eloísa Lima a experiência é gratificante pelo carinho que recebe de volta.

- Ter a oportunidade de lidar como professora com crianças de uma sensibilidade exacerbada como o deficiente visual é um presente. Essas crianças sabem quando estamos no ambiente, sabem de nós pelo nosso perfume, pelo calor da nossa mão, pelo modo com que caminhamos pela sala, pela nossa palma... Enfim, é maravilhoso entender suas possibilidades de aprender de primeira um vocábulo e perceber que não perdem o foco com rapidez. Passou-se a se pensar hoje em dia que se aprende mais quando lidamos com várias tarefas ao mesmo tempo! Ledo engano... – finaliza a professora.


Fonte: Release

____________________________________________________________

11.02.2011

FGV e Walmart desenvolvem cursos gratuitos sobre Sustentabilidade

O FGV Online e o Walmart Brasil desenvolveram juntos três diferentes cursos gratuitos, sob o tema Sustentabilidade, para aulas à distância no projeto intitulado “Walmart e FGV: O papel de cada um na sustentabilidade”. Os cursos farão parte do conjunto de programas oferecidos pelo FGV Online por meio do Open Course Ware Consortium (OCWC), consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem cursos e materiais didáticos, de forma gratuita, para qualquer usuário de internet.

O primeiro curso, com inscrições abertas é “Sustentabilidade no dia a dia: orientações para o cidadão”, com duração de cinco horas, aborda a importância do consumo responsável para a sustentabilidade. Os módulos abordam os temas: Recursos Naturais, Qualidade de Vida, Desenvolvimento Sustentável, Consumo e Sustentabilidade e Cotidiano Responsável.

“Sustentabilidade faz parte do negócio do Walmart e está inserido em toda a empresa, norteando ações direcionadas aos seus funcionários, clientes, fornecedores e demais públicos. Com os resultados da pesquisa ‘Sustentabilidade aqui e agora’, desenvolvida pelo Walmart e Ministério do Meio Ambiente, ficou ainda mais evidente a necessidade de informação que o consumidor precisa, já que, entre outras coisas, o estudo mostrou que mais da metade (52%) dos entrevistados disse ser ‘mais ou menos’ informados sobre o meio ambiente”, diz Camila Valverde – Diretora de Sustentabilidade do Walmart Brasil. “Por conta disso, o Walmart tem diversas iniciativas voltadas também para a conscientização e educação do consumidor. Uma delas, da qual tenho muito orgulho em participar do lançamento, são os cursos online em parceria com a FGV, uma das instituições de ensino mais respeitadas do Brasil, através dos quais vamos dar mais fácil acesso ao tema sustentabilidade”, coloca.

Ainda no primeiro semestre de 2011, outros dois cursos entram na grade do projeto: "Sustentabilidade, um valor para a nova geração: orientações para o professor de ensino fundamental" e "Sustentabilidade aplicada aos negócios: orientações para o gestor". Ao finalizar cada curso pode realizar um teste, constituído de 10 questões objetivas sobre o tema e, obtendo nota mínima 7.0, recebe uma declaração que estará disponível para impressão.

O diretor do FGV Online, Stavros Xanthopoylos, afirma que a parceria marca uma nova etapa na oferta de cursos gratuitos. “É uma etapa pioneira pois a empresa junto com a FGV irá desenvolver conteúdo a ser oferecido no OCWC que trará conteúdo conceitual e um caso de negócios. Para nós é um passo importante, pois pretendemos buscar patrocínios que permitam aumentar a oferta de cursos no Consórcio e também ampliem os serviços oferecidos para os alunos, ampliando, assim, a oferta de serviços gratuitos, cumprindo cada vez mais o nosso papel na melhoria de qualidade de vida no Brasil”.

Para mais informações sobre o curso, clique aqui

Fonte : Release