24 de mar. de 2010

O Crack e a decadência da juventude

A criminalidade avança nos grades centros urbanos e além de outros fatores macro, como a falta de investimento em educação pública, a desintegração familiar, a melhoria dos sistemas de segurança, um fator que tem contribuído significativamente para a decadência da juventude é o problema das drogas, especialmente a devastação nociva que o crack promove dentro do ambiente familiar.


O governo tem buscado ampliar ações como é o caso do Programa Federal das Ações Integradas da Prevenção ao uso de Drogas. Os meios de comunicação têm feito a sua parte, divulgando e alertando sobre a questão. Mas é preciso fazer muito mais. É preciso combater a cadeia que promove o uso indiscriminado e perverso da droga. O problema não é fácil, mas os investimentos em segurança pública têm que ser maior no combate à ação dos traficantes.


Por outro lado, é necessária a ampliação de programas para assistir os dependentes químicos da população carente. Os ricos, usuários de drogas, podem pagar clínicas de tratamento especializadas para tentarem uma recuperação. Como foi o caso do ator global Fábio Assunção. Mas quem não pode pagar, o que faz? Temos assistido ao drama de milhares de famílias, mães desesperadas como o caso da mãe de um jovem cantor de uma banda de Salvador que sofre por não ter condições de pagar um tratamento.


A situação é lastimável e a população sofre com as conseqüências que a droga promove na sociedade, porque o usuário, para alimentar seu vício, na maioria das vezes rouba e também mata cidadãos de bem.


Maiores informações sobre tratamento público em Salvador para dependentes químicos procurar o CETAD - Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas.



Clínica do CETAD/UFBA


O Núcleo de Clínica do CETAD é composto por um corpo técnico multidisciplinar formado por Psicólogos, Psiquiatras, Assistente Social e Terapeuta Ocupacional, que disponibiliza para a população tratamento especializado para usuários de substâncias psicoativas (SPA's).

Esse tratamento é realizado através de estratégias individuais e/ou grupais, em modalidade ambulatorial, ou seja, em modalidade de não-internação e destina-se àqueles que fazem qualquer tipo de uso de SPA's, mas também para familiares, que estejam acompanhados, ou não, do usuário dessas substâncias.



Objetivos principais do Núcleo de Clínica:

  • Atuar com excelência operacional e responsabilidade social;
  • Oferecer atendimento especializado à população no que tange à atenção em saúde para o uso de substâncias psicoativas;
  • Assegurar o fluxo de atendimento com a Rede de Saúde;
  • Aprimorar a construção de práticas terapêuticas.
Estratégias implementadas no tratamento:

  • Acolhimento;
  • Atendimento e acompanhamento psicológico individual e em grupo a usuários e familiares;
  • Atendimento e acompanhamento psiquiátrico;
  • Oficinas terapêuticas.
Dias e horários de funcionamento:

Acolhimento:

Segundas e quintas-feiras pela manhã, das 8:00h às 12:00h e terças e quartas-feiras pela tarde, das 14:00h às 18:00h. O Acolhimento é realizado por ordem de chegada e em cada turno são realizados até cinco atendimentos.


Outras estratégias:

Segundas às sextas-feiras das 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h. Os atendimentos oferecidos durante o tratamento no CETAD são realizados em dias e horários previamente agendados no próprio CETAD.


Endereço:

CETAD - Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas
Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia
Rua Pedro Lessa, 123 - Canela
Salvador-BA - CEP: 40110-050
Tels.: (71) 3336-3322 / 3337-1187 / 3337-3177
Fax: (71) 3336-4605

Nenhum comentário: