12 de set. de 2010

FJS é sede do lançamento nacional de campanha no combate ao câncer de mama

Alertar a população sobre a doença que mais mata mulheres no mundo e promover ações voltadas à prevenção, ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Estes são os objetivos da Fundação José Silveira (FJS), como madrinha institucional da campanha Outubro Rosa, na cidade do Salvador.
-
A FJS não está sozinha nesta causa, e conta com as parcerias da Roche, Prefeitura Municipal de Salvador, Organização Viva Maria e TV Aratu. Além do apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia, Sociedade Brasileira de Oncologia e Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).
-
No dia 16 de agosto, a FJS promoveu o Dia Rosa, no Auditório da sua sede, no bairro da Federação. Na oportunidade, foi assinado o Protocolo de Intenções para a realização de outras ações em Salvador. Este foi o start brasileiro da campanha que tem amplitude mundial "Outubro Rosa", iniciada há pouco mais de uma década, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia/EUA. Atualmente, acontece em diversas cidades do mundo, e uma das suas características é iluminar de rosa monumentos turísticos das localidades. Em Salvador, os símbolos desta campanha, no ano de 2010, serão o Hospital Santo Amaro e o Elevador Lacerda.
-
-
O Dia Rosa

-
A FJS, instituição madrinha da campanha em Salvador, vestiu-se de rosa e, também, abraçou a causa. A solenidade contou com a presença de diversas personalidades, a exemplo da primeira dama do município, Maria Luiza Carneiro; da Superintendente da FJS, Leila Iossef de Brito; da madrinha da campanha, Inês Carvalho; da psico-oncologista e presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz - palestrante do evento; além de outras autoridades da área de saúde e de membros da sociedade.
-
Durante a abertura do evento, Inês Carvalho agradeceu a Leila Iossef de Brito, companheira nesta campanha, e revelou: "É uma responsabilidade muito grande ser madrinha desta causa, organizar e sugerir ações para que as mulheres tenham mais informações sobre formas de diagnóstico precoce e tratamento eficaz para o câncer de mama". Em seguida, fez um convite aos participantes: "Vamos dar as mãos e convidar todas as mulheres para serem madrinhas, fazendo um trabalho de conscientização".
-
-

O papel da FJS
-
A Superintendente da FJS, Leila Iossef de Brito, confirmou a intenção da Fundação em seguir na linha de frente na luta contra o câncer de mama, e se posicionou: “Não poderíamos cruzar os braços diante de um assunto tão sério como esse. Aqui no Brasil, o câncer de mama é apontado pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer) como a maior causa de morte entre as mulheres. É hora de nos unirmos para mudar essa situação.
-
No mês de outubro, quando acontecerá o movimento “Outubro Rosa”, além de iluminar o Hospital Santo Amaro com luzes em tons de rosa - símbolo desta mobilização contra a doença – a FJS vai disponibilizar suas Unidades Móveis para a realização de atendimentos médicos às mulheres e mutirão de mamografia, promover Sessões Científicas especiais sobre o tema, dentre outras ações.
-
-

Números que impressionam:


No Brasil


-Cerca de 144 novos casos são diagnosticados por dia, o que significam seis por hora.
-Neste ano, estima-se que 49.240 mulheres descubram que têm câncer de mama.
-O número de mortes saltou de 5.760 (em 1990) para 11.860 (em 2008), e tem aumentado ano a ano.
-1/4 das mulheres diagnosticadas têm menos de 50 anos.
-Em 2008, 11.860 mulheres morreram em virtude da doença.
-Em 2020, os casos devem aumentar de 75% a 100%, em relação a 2002.
-
-
Fonte: INCA - Instituto Nacional do Câncer

Nenhum comentário: