O espírito solidário de um grupo de médicos, pais de crianças acometidas pelo câncer e seus amigos levou à fundação de uma das mais conceituadas instituições do estado: o Grupo de Apoio à Criança com Câncer Bahia (GACC), em Salvador. Tudo começou em janeiro de 1988 com a missão de oferecer suporte às crianças e adolescentes carentes com câncer, para evitar que mais 50% abandonassem o tratamento da doença, à época.
Hoje, o GACC conta com uma moderna sede construída com importantes parcerias, além da comunidade: BNDES, Centro ítalo Brasileiro de Promoção Sanitária, Petrobras e outras. Para o paciente e seu acompanhante são oferecidos mais de 20 serviços e benefícios. A hospedagem em uma estrutura de 4.000 m2 de área construída, 52 apartamentos com sanitários privativos e 2 leitos em cada, totalizando 104 leitos; alimentação; fornecimentos de medicamentos complementares de suporte; realização de exames e fornecimento de próteses e órteses; transporte urbano e interurbano; assistências social, odontológica, terapêutica ocupacional e psicológica; atividades recreativas e sala de apoio pedagógico, são alguns deles. Atualmente, a instituição assiste cerca de 300 pacientes por mês, juntamente com seu acompanhante, totalizando mais de 3.000 famílias nesses 23 anos.
Como uma forma de auto-sustentação e para suprir uma carência em Biologia Molecular no Estado da Bahia, o GACC implantou, em 2006, o Centro de Diagnóstico do GACC (CDG), com três importantes laboratórios. Um deles, o de Imunogenética e Transplantes, credenciado pelo Ministério da Saúde, é o que mais tem contribuído com a tipagem de novos doadores de medula óssea, no estado, tendo cadastrado mais de 30.000 doadores voluntários, até o momento. Passados 23 anos, o GACC orgulha-se de estar contribuindo para que as chances de cura atinjam mais de 80% e que nenhum paciente abandone o tratamento.
Mais informações, acesse: www.gaccbahia.org.br e http://www.cdg.org.br/
Fonte: Release
Nenhum comentário:
Postar um comentário