13 de jun. de 2011

Projeto qualifica jovens em Catu de Abrantes

Capacitar e inserir no mercado de trabalho jovens em situação de vulnerabilidade social. Essa é a principal proposta do projeto Alternativas de Renda – Formação de Jovens para o Turismo socioambiental JovemTur, que inicia sua próxima turma na segunda-feira (06).

Realizado pela Concessionária Litoral Norte (CLN) e o Instituto Invepar, com apoio do terreiro Ilê, Axé, Ibá, Lugan, que disponibiliza espaço físico para realização do curso, o projeto proporciona qualificação técnica profissional a jovens de Catu de Abrantes, em Camaçari (BA), para atuarem na área de turismo do município e da região do Litoral Norte da Bahia. A iniciativa visa estabelecer parcerias com empresas de turismo para facilitar a inserção dos formandos no mercado de trabalho.

Para a coordenadora, Alessandra Souza, da Oliveira e Consultores Associados (OCA), que executa o projeto JovemTur, esta iniciativa além de possibilitar o desenvolvimento profissional dos jovens, também é um vetor de desenvolvimento econômico para a comunidade. “Iniciativas de fomento ao desenvolvimento profissional da juventude possibilita as comunidades de baixo dinamismo econômico a buscar soluções locais de desenvolvimento e também faz com que o jovem tenha motivos para acreditar que possa tornar-se um agente importante nessa mudança”.

O grupo, durante três meses, terá aulas de história, atrativos turísticos da região, empreendedorismo, alimentos e bebidas, turismo sustentável e meio ambiente, todas ministradas por uma equipe formada por pedagogos, psicólogos e turismólogos especializados em gestão e desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário: